FAQ

Descubra as dúvidas mais frequentes sobre a endodontia, tudo que as pessoas querem saber, respondidas pela especialista Laura Barbero.

Perguntas Frequentes sobre Endodontia

Como é feito o tratamento de canal?


Inicialmente o endodontista cria um acesso aos canais fazendo um desgaste da porção dentária que cobre a polpa radicular. Na seqüência, remove a polpa inflamada ou infectada, limpa e dilata cuidadosamente o canal no interior da raiz, então obtura e sela este espaço com um material borrachóide chamado guta-percha associado a um cimento. Após estes procedimentos o paciente retorna ao clínico geral ou especialista em restauração para restaurar o dente e colocar-lhe novamente em função.




Um dos meus dentes já teve o canal tratado, mas ainda sinto uma leve sensibilidade nele, o que pode estar acontecendo?


É possível que ainda exista contaminação na parte final da raiz do dente. Isto pode ter ocorrido por um tratamento insatisfatório ou por uma reinfecção do dente. Nestes casos um retratamento do canal deve resolver o problema. Em outros casos pode ainda haver uma fratura do dente em questão, o que requer a extração do dente.




Faz alguns anos eu bati o meu dente e ele ficou escuro, por que isso ocorreu e como posso tratá-lo?


Em um dente que sofre trauma, há em alguns casos uma hemorragia interna do dente, que acaba por manchá-lo com os sais de ferro que vem da hemoglobina do sangue. Pode também haver a formação de uma camada adicional de dentina dentro do dente que é mais amarelada. Nesses casos pode ser necessário realizar o tratamento de canal do dente. Em outros casos um clareamento dental unitário pode resolver o problema.




Sinto muita sensibilidade em meus dentes quando tomo água gelada, ou com o ar, qual o meu problema?


Muitas vezes esse tipo de sensibilidade é causado por retrações gengivais que expõem o colo ou até a raiz do dente. O seu Dentista deve avaliar o caso para determinar a melhor conduta a seguir, que pode ser uma restauração dentária, uma aplicação de flúor concentrado na região, ou uma cirurgia para recobrir o colo. Uma cárie dentária também pode ser causa de dor.




Por que o endodontista é um dentista especial?


O Endodontista é um Cirurgião Dentista Especializado que recebeu um aprendizado posterior a graduação em um curso Certificado pelo Conselho Federal e Regional de Odontologia. Todo este treinamento extra habilita o Endodontista a: - Lidar com doenças da polpa dental e estruturas adjacentes. - Diagnosticar dores faciais e problemas relacionados. O dentista clínico geral algumas vezes tem necessidade de indicar pacientes para o endodontista devido a necessidade de realização de diagnósticos complexos ou quando os tratamentos endodônticos são mais complicados que o habitual. Isto é muito importante de ser compreendido pelos pacinetes uma vez que os mesmos necessitam saber os motivos pelos quais eles estão sendo tratados, que tipo de tratamento estão recebendo e como podem colaborar para a obtenção do sucesso. A Dra.Laura Barbero acredita que um paciente muito bem informado tem as melhores chances de obter um resultado mais favorável às suas necessidades.




Após o tratamento Endodôntico vou ter dor?


Todo tratamento endodôntico (canal) provoca um pequeno desconforto após a sua realização, isto é normal. Este pequeno desconforto deverá passar em poucos dias e um simples analgésico irá resolver o problema. Em alguns casos os pacientes apresentam uma relativa ou grande dor pós operatória (segundo as mais recentes pesquisas, apenas 1 a 3% dos pacientes tratados). Nestes casos, entre imediatamente em contato com a Dra.Laura Barbero e sua equipe!




Após o tratamento endodôntico o meu dente está pronto?


- Não e isto é muito importante de ser compriendido! - Foi realizada apenas a primeira etapa do seu tratamento. Após o término do tratamento endodôntico, o paciente terá que retornar o mais rápido possível para o seu dentista, pois, pesquisas recentes demonstram que as bactérias da boca, poderão contaminar o canal tratado se este não estiver restaurado de maneira adequada. Se a restauração definitiva não for realizada imediatamente certamente o tratamento endodôntico terá que ser realizado novamente no futuro devido a reinfecção bacteriana.





A CLINICA

Av. Pereira da Silva, 878

Jardim Santa Rosália Sorocaba-SP

18095-340

Phone NEGATIVO 001.png
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
Whats NEGATIVO 001.png

Horário:

Segunda-feira: 9h - 14h

Terça à Sexta-feira: 13h - 18h

CONTATO

© 2020 by Laura Barbero Endodontia. Proudly created por BuddyBearDigital