Buscar
  • Buddy Bear Digital

BISFOSFONATOS E OS CUIDADOS NA ENDODONTIA

Atualizado: 27 de Mai de 2020

Os Bisfosfonatos são medicamentos amplamente utilizados no tratamento de doenças metabólicas do tecido ósseo como osteoporose, osteopenia, doenças ósseas crônicas, como doença de Paget, metástases ósseas osteolíticas, entre outros.

Estes medicamentos atuam direta ou indiretamente sobre os osteoclastos e osteoblastos, resultando na diminuição da remodelação óssea, além de apresentarem efeitos inibitórios sobre mediadores da inflamação, podendo influenciar no processo de reparo de lesões ósseas.

Pacientes que fazem uso dessa medicação devem ter cuidados redobrados à saúde bucal, sempre priorizando a prevenção para evitar o máximo procedimentos invasivos como por exemplo ,extrações, enxertos, implantes, cirurgias periodontais; pois o uso crônico dos BFs pode levar a um efeito colateral importante, a Osteonecrose dos Maxilares.

Nessas regiões existem grandes concentrações da medicação pela alta atividade celular e alta vascularização, quando comparada a outros ossos.

Quando o tratamento endodôntico for necessário, deverá ser feito de maneira cuidadosa para que no momento da instrumentação, irrigação e obturação, não ocorra extravasamentos dos mesmos além do forame e consequentemente lesionar o osso alveolar, pois o mesmo será de difícil reparo e tratamento.

Devemos optar por fazer o isolamento absoluto por outros meios, evitando os grampos para adaptação do dique de borracha, e se os mesmos forem imprescindíveis, colocar de maneira cuidadosa para evitar danos aos tecidos gengivais e osso alveolar.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo