Buscar
  • Laura Barbero

NÃO COLOQUE EM RISCO SUA SAÚDE BUCAL; CURTA O CARNAVAL COM CONSCIÊNCIA!

Atualizado: 23 de Fev de 2020


O carnaval está chegando e o descanso e a folia do feriado nos esperam! Mas nunca é demais unir saúde e diversão, não é mesmo? A Dra.Laura Barbero, dentista especialista em endodontia, dá dicas importantes que podem ajudar a proteger sua saúde bucal nos dias de festa.


Impossível falar em carnaval e não lembrar do calor humano e da agitação. Mas atenção, há doenças transmitidas pela saliva que afetam a saúde bucal. Algumas delas são:


Mononucleose: Vírus que pode ser transmitido pela saliva e produz sintomas como mal-estar, febre, dores de garganta e ínguas no pescoço.


Candidíase Oral: Essa é uma velha conhecida pelo nome de ‘sapinho’. Esse fungo, que pode ser transmitido pelo beijo e contato íntimo sem proteção, produz sintomas como dor de garganta e manchas brancas na língua e boca. Nos adultos ela é mais comum quando estão com a imunidade baixa.


Sífilis: Essa doença tem duas fases. A primeira provoca feridas nos órgãos genitais masculinos e femininos, já a segunda fase consiste no aparecimento de lesões na pele e na boca. Com a região ferida e vulnerável, a bactéria pode ser transmitida pela saliva.


É importante lembrar que a hidratação é fundamental para curtir a folia, a água aumenta a produção de saliva. Isso é ótimo, porque as bactérias causadoras de cáries e mau hálito se proliferam mais quando o ambiente bucal está seco. Para aproveitar de verdade, não se esqueça da hidratação!


Aproveite o carnaval pra valer, lembrando sempre de cuidar da saúde para uma diversão plena!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo