
Laura Barbero
Sangramento Gengival

O sangramento gengival pode ocorrer por diversas causas como: desordens hormonais, sistêmicas, uso de alguns medicamentos, porém a principal causa é o acúmulo de placa bacteriana ao redor dos dentes, pela falta ou uso incorreto do fio dental e técnica de escovação.
A escovação e principalmente a utilização diária do fio dental, é de extrema importância para manutenção de uma gengiva saudável, pois tem a função de remover a placa bacteriana localizada ao redor dos dentes e sulco gengival .
A placa bacteriana em contato com a gengiva libera endotoxinas causando inflamação, que é denominada de Gengivite.
Os principais sintomas são:
Sangramento ao toque
Coloração vermelho vivo
Dor
Mau hálito e gosto ruim na boca
Deslocamento gengival do dente
Inchaço
Muitos pacientes desistem de passar o fio dental, por sentirem todos esses desconfortos, o que é um erro, pois a falta do uso, faz com que agrave o problema.
A Gengivite quando não tratada, pode evoluir para uma Periodontite, ocasionando destruição do osso que dá suporte aos dentes.
Consultas periódicas e preventivas ao dentista é de suma importância, para detecção do problema e tratamento; que consiste em uma limpeza profissional e orientação correta da técnica de escovação, fio dental e uso de enxaguatórios bucais.