
Laura Barbero
Hipoclorito de Sódio ou Clorexidina, qual usar?
Atualizado: 28 de mai. de 2020

As Substâncias Químicas Auxiliares são importantes no tratamento endodôntico, por auxiliarem no preparo químico mecânico dos canais radiculares promovendo limpeza e desinfecção, principalmente por penetrarem em áreas onde os instrumentos endodônticos não conseguem chegar.
Atualmente as substâncias químicas auxiliares mais usadas pelos Endodontistas são o Hipoclorito de Sódio e a Clorexidina, ambas com poder antimicrobiano e de amplo espectro.
O Hipoclorito de Sódio pode ser usado em várias concentrações e tem como suas principais características são:
Dissolução de tecido orgânico.
Efeito desodorizante.
Potente ação sobre o Enterococcus Faecalis (microorganismos presentes em lesões refratárias) quando usado na concentração igual ou superior à 2,5%.
Tem como desvantagens:
Incompatibilidade aos tecidos periapicais
Gosto e cheiro ruim.
Pode produzir efeitos alérgicos.
A Clorexidina na Endodontia geralmente é utilizada na concentração de 2%, tanto na forma líquida quanto em gel, sendo a forma em gel a mais amplamente usada. Tem como suas principais características:
Substantividade ( efeito antimicrobiano residual , sendo liberado de forma gradativa, que pode durar de 7 dias até 12 semanas).
Biocompatibilidade aos tecidos periapicais.
Ação Reológica ( refere-se à capacidade de manter os detritos orgânicos e inorgânicos em suspensão no interior do canal radicular, sendo facilmente removido pela irrigação de soro fisiológico).
Ótima opção de agente irrigante para dentes ápices abertos.
A escolha da substancia química auxiliar pelo Endodontista, vai de acordo com qual se adapte melhor, cada uma com sua distinta particularidade e características.